Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Funcionários relatam o outro lado da obra
Não há obra de grande porte nas ruas de uma cidade que não cause algum tipo de transtorno. Fluxo lento de veículos, congestionamento, rotas alternativas são apenas alguns deles. Ao mesmo tempo, como melhorar, se não for assim? Em Santa Maria, a impaciência de alguns motoristas extrapola os limites do bom senso e beira a falta de respeito com quem trabalha diretamente nas obras.
Na quarta-feira, o Diário foi ao canteiro de obras de infraestrutura de trânsito que está sendo realizada em Santa Maria nas avenidas Dores e Walter Jobim desde 8 de janeiro. Segundo os operários, eles são alvo de vários tipos de xingamentos e há relatos até de invasão do canteiro de obras:
É no calor e no sol forte com sensação térmica de 40°C que os funcionários trabalham. Durante a reportagem, a equipe não presenciou insultos, mas um barulho de buzina chamou atenção. Há quem comente que as obras não atrapalham, outros, dizem se incomodar, mas sabem que é para melhorar o trânsito.
Pedro do Canto, 26 anos é proprietário de uma loja que fica na Avenida Walter Jobim, como ele é fumante, fica alguns períodos em frente à loja observando o observando o serviço.
_ Aqui é raro de ver algum tipo de constrangimento e falta de respeito. O pessoa entende que tudo é para melhorar_ analisa Pedro.
Calorão dá uma trégua no final de semana após a volta da chuva em Santa Maria
AS OBRAS
O reparo da recuperação asfáltica está sendo viabilizado por meio de dois financiamentos feitos pelo Executivo junto à Caixa Econômica Federal. O valor total do primeiro empréstimo é de R$ 28 milhões, divididos em três lotes de serviços.
O trabalho começou no dia 8 de janeiro pela Avenida Walter Jobim, região oeste da cidade. O trecho que será recuperado é de 1,3 km entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e o viaduto em construção na BR-158. A Della Pasqua, é empresa responsável pelo trecho.
Já na Avenida Nossa das Dores, a construtora Cotrel Terraplanagem e Pavimentações, é a responsável pelo trecho de 1,2 km que vai da rótula do monumento O Idealista até a Avenida Fernando Ferrari. As duas vias serão recuperadas de ambos os lotes.
Empresa retira controladores de velocidade em duas rodovias da Região Central
BAIRROS
As ruas de alguns bairros de Santa Maria também vão receber melhorias. O serviço começará na próxima segunda-feira pelas ruas João Franciscatto e Antônio Gonçalves do Amaral do bairro São José.
Hoje, serão assinadas mais duas ordens de serviço para iniciar o trabalho na Rua Francisco Fagundes da Cunha, no Bairro Boi Morto, José Barachini e Avenida Victorino da Cás, do trevo dos condomínios Moradas e Moradas Clube, no Bairro Cerrito e Travessa Adão Comassetto, também no bairro Cerrito.
Para fazer as obras, a prefeitura irá reaproveitar, em algumas delas, as sobras do asfalto que está sendo retirado das vias centrais, que recebem asfalto novo. Após a assinatura, a empresa tem cinco dias para iniciar o serviço.
INTERIOR
A FZ Construções já iniciou os trabalhos de recuperação da estrada de Três Barras, no distrito de Arroio Grande.